Título: Ciências Humanas em Projetos Integradores
Autores:
Alecsandro Diniz Garcia: Graduado em Letras: Habilitação em Inglês e Português pela PUC-SP (2012), especialista em Educação Socioemocional e Educador.
Alexandra Bujokas de Siqueira: Graduada em jornalismo pela Unesp (1991-1994), possui mestrado (1195-1998) e doutorado (2001-2005) pela mesma universidade.
Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Alexandre Barbosa Pereira: Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp, Campus Guarulhos. Graduado em Ciências Sociais pela USP. Mestre (2005) e Doutor (2010) em Antropologia Social pela USP.
Camila Farias Pena Pereira: Graduada em Engenharia de computação pelo IME (2009) e título de Master of Arts em Learning, Design and Tecnology pela Stanford University.
Laura Leis Vilela Baggio: Graduada em Letras: Habilitação em Língua Inglesa pela PUC-SP (2012). Co-fundadora da Versar Educação e Coordenadora de projetos educacionais pela FranklinCovey. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Socioemocional.
Luiz Fernando Leite da Silva: Professor de Geografia formado pela PUC-SP com extensão universitária em Diálogos entre Filosofia, Cinema e Humanidades.
Código para a escolha: 0122P21508
Sobre a obra:
Nossos projetos representam um material inédito, que chega fisicamente às mãos de professores e alunos com o propósito de inovar processos de ensino e aprendizagem. Por que inovações são necessárias? Como levar a BNCC para a sala de aula de modo articulado com as novas práticas pedagógicas? Essas questões norteiam a fundamentação desta obra.
A escolha em se trabalhar projetos integradores na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas tem por razão fazer com que os estudantes se reconheçam como sujeitos da sociedade e atuem em seus contextos de forma protagonista e ética. Etimologicamente, a palavra “projeto” deriva do latim projectus, significando algo como “um jato lançado para a frente”. Quando nascemos, somos lançados ao mundo, e aos poucos vamos nos constituindo como uma pessoa mediante a capacidade de antecipar ações e de eleger continuamente metas com base em uma visão de mundo e de um quadro de valores.